segunda-feira, novembro 06, 2006

Cinema

Poema em Celulóide


Fonte da vida: Hugh Jackman mostra o quanto pode brilhar

Minha expectativa para conferir Fonte da vida era enorme. Quase do tamanho da fila para entrar na primeira sessão do filme no Festival Internacional de Brasília. Quando as portas da sala 1 do Cine Academia se abriram uma pequena multidão passou a correr afoita em busca de um bom assento. Tudo porque o diretor do filme é Darren Aronofsky, o revolucionário responsável pelos magníficos Pi e Réquiem por um sonho.

O longa marca a volta do cineasta após um hiato de seis anos, período em boa parte dedicado a um ambicioso projeto que entrecruzaria três narrativas distintas, cada uma delas separadas quinhentos anos no tempo. Brad Pitt e Cate Blanchet estrelariam a produção, batizada de Fonte da vida, mas logo começaram a surgir as famosas “diferenças criativas” entre ator e diretor, culminadas com a saída de Pitt. Como o longa era todo construído em cima do personagem de Pitt, Blanchet pulou fora pouco depois. A produção ficou estagnada e a Warner optou por bloquear os oitenta milhões de dólares reservados ao projeto.

Aronofsky também pensou em abandonar o barco. Se envolveu nas pré-produções do novo longa de Batman e na adaptação de Watchmen, tudo para esquecer a desilusão de não filmar sua menina dos olhos. Mas o diretor não se identificou com estes projetos e em pouco tempo já procurava formas de recomeçar a produção de Fonte da vida
. Após enxugar o roteiro e reduzir os custos de produção em quarenta milhões, ele recebeu novamente o sinal verde da Warner. Hugh Jackman e Rachel Weisz tomaram os lugares reservados a Pitt e Blanchet, e a ambição de Aronofsky pode se completar.

A história de Fonte da vida não chega a ser tão complexa quanto as primeiras sinopses pintavam: é uma história sobre a fragilidade humana e nossa difícil relação com a morte, Jackman interpreta três personagens, um conquistador espanhol atrás da antiga lenda maia sobre a “fonte da vida”, um médico em busca da cura do câncer e um astronauta viajando em direção ao um agrupado de estrelas que, segundo as mesmas lendas maias, tem a capacidade de conceder vida eterna.

Para cruzar as linhas narrativas paralelas, Aronofsky constrói a trama que envolve o conquistador espanhol como um livro que Izzy (Weisz) escreve durante sua luta contra o câncer. Nada mais que um espelho da obstinação de seu próprio marido, que pesquisa as propriedades de cura de uma antiga árvore apenas para garantir que a mulher amada, objeto de sua adoração, sobreviva. O astronauta pode ser interpretado como o final da jornada do conquistador, mil anos no futuro, ou mesmo a destino do médico Tommy (Jackman), após encontrar o segredo da vida eterna em sua pesquisa. Os três podem ser considerados apenas um personagem, pois nenhum consegue lhe dar com a perda da mulher amada, e todos estão em busca da “fonte da vida”.

O enredo é muito simples e mesmo assim o filme é capaz de provocar as relações mais distintas e complexas. Algumas pessoas simplesmente não conseguiram compreender as conexões entre as tramas. Outras, por motivos religiosos ou filosóficos, não conseguem entender a dificuldade que os personagens de Jackman têm em aceitar a morte. Outros simplesmente acharam mo filme "vazio". O fato é que a produção é uma síntese perfeita da própria humanidade, que durante toda sua história (daí as narrativas separadas pelo tempo) se mostra incapaz de lidar com a morte, criando os mais diversos subterfúgios para aceitar o destino final, ou apenas diminuir a dor. Um tema que merece reflexão.

O longa é permeado por inúmeros efeitos especiais e planos pouco convencionais, marca registrada de Aronofsky, mantendo o estilo lisérgico das produções anteriores. Mas desta vez o diretor acaba escorregando em seqüências exageradamente grandiosas, que apesar de lindas, acrescentam muito pouco ao resultado final.

O mesmo não se pode dizer da interpretação de Jackman, uma das melhores já vistas no cinema. O ator é o pilar de sustentação do filme. Toda a dor e dificuldade de resignação só podem ser assimilidas graças à inacreditável sinceridade de Jackman em cena, transbordando emoção durante toda a fita. Aronofsky acertou em cheio neste ponto. Sem um um grande ator seria impossível rodar um roteiro tão minimalista. Weisz, por sua vez, cumpre seus papéis de forma correta, compondo o oposto de Jackman: uma pessoa conformada com seu destino. Interessante notarmos que a atriz é esposa de Aronosky, algo que deve ter contribuído para que o diretor se esforçasse tanto em transformá-la no motivo daqueles personagens viverem, a verdadeira “fonte da vida” de cada um deles.

Nenhum comentário: