domingo, agosto 13, 2006

Expocom

Prata da Casa na Expocom!!!


Documentário sobre produção de queijo é destaque nacional!

O vídeo-documentário Prata da Casa foi indicado para participar da 13° Expocom, na categoria Cinema e Vídeo – Modalidade Científico. Promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), a Expocom é uma mostra que seleciona e reúne os melhores trabalhos de estudantes de graduação em todas as escolas de Comunicação do país.

A Expocom é a maior exposição de trabalhos produzidos por estudantes de Comunicação Social em todo o Brasil. Apenas quatro trabalhos são indicados em cada modalidade. Concorrendo contra Prata da Casa estão os vídeos Ceará Selvagem, produzido pela Universidade de Fortaleza; Peixes de Bonito, da Uniderp e Tubo de Ensaios, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. São representantes extremamente distintos entre si, o que mostra a diversidade cultural na produção intelectual de nosso país. A premiação acontecerá no dia oito de setembro, na Universidade de Brasília, durante a XXIX Intercom.

Prata da Casa é um vídeo documentário de aproximadamente 30 minutos de duração, que mostra o cotidiano do município de Pratinha - MG, usando a tradicional produção de queijo da cidade como fio condutor de sua narrativa. O documentário foi produzido como projeto de conclusão de curso de jornalismo pelo aluno Luis Felipe Silva em parceria com Guilherme de Oliveira Marinho, sendo coordenado pela professora Celi Camargo da Universidade de Uberaba (Uniube).

O documentário acompanha as dificuldades que os produtores enfrentam para comercializar seu produto tradicional, que enfrenta uma grave crise. O vídeo também registra os esforços para qualificar o queijo da cidade através do projeto Identidade e Qualidade do Queijo Minas Artesanal Pratinha, desenvolvido pela Uniube em parceria com a Emater - MG.Por não possuir uma identidade própria o queijo da região acaba sendo comercializado como se pertencesse a outras localidades, impossibilitando assim a consolidação de uma marca forte, capaz de atrair novos mercados.

Além de Prata da Casa, outros três trabalhos produzidos pela Universidade de Uberaba estarão presentes na Expocom em outras categorias. Isso demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Curso de Comunicação da instituição, que consolida seu nome como um dos melhores do país.


Confira a relação completa de trabalho indicados para a 13° Expocom:
http://www.intercom.org.br/congresso/2006/trabalhosaprovadosexpocom.shtml

Um comentário:

Gi disse...

Estou na torcida! :-P